Últimas Notícias

Rabino David Rosen propõe ao Papa Francisco encontro na Terra Santa

Paramentos Litúrgicos

Um "grande encontro de líderes religiosos" em Jerusalém promovido pelo Papa Francisco para lançar um apelo comum à paz no Oriente Médio. É a proposta do Presidente do Conselho Internacional de Cristãos e Judeus (ICCJ, sigla em inglês) Rabino David Rosen ao Papa Francisco, durante encontro com jornalistas italianos em Jerusalém, do qual também participou o Diretor Geral do Grande Rabinato de Israel, Oded Wiener.

Rosen destacou o progresso no diálogo entre judeus e católicos realizado "relativamente em pouquíssimos anos" e como isto influenciou positivamente também o diálogo entre judeus e muçulmanos. "Por isto – segundo o Rabino – os tempos estão maduros para uma iniciativa do genero por parte do Papa Francisco", apoiada também pelo Rabino Oded Wiener.

"No Médio Oriente – afirmou – os líderes religiosos são muito ouvidos pelos políticos. Um encontro que faça ver aos olhos do mundo um líder religioso ao lado do outro, seria de grande encorajamento e inspiração para a política, especialmente aqueles que estão comprometidos com a solução do conflito israelo-palestiniano".

Após o convite do Presidente israelita Shimon Peres ao Papa Francisco durante a visita ao Vaticano, o Rabino David Rosen espera que uma visita do Papa Francisco à Terra Santa se realize o mais breve possível. "Uma ocasião – observou David Rosen – poderia ser em 2015, no aniversário da declaração conciliar Nostra Aetate, através da qual foi possível estabelecer relações entre católicos e judeus."

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo