Arcebispo de Aparecida será nomeado cardeal pelo Papa
O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira, 20 de outubro de 2010, durante o Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que é realizado em Roma, que o arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, Dom Raymundo Damasceno Assis, será nomeado cardeal. A nomeação irá ocorrer no dia 20 de novembro, também em Roma.
De acordo com a Arquisiocese de Aparecida, outros 23 arcebispos serão nomeados cardeais na ocasião, sendo que Damasceno é o único brasileiro entre eles. Dos 24 cardeais nomeados, 20 têm direito a eleger um novo Papa em caso de Conclave, por terem menos de 80 anos.
Assis é presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter oito cardeais, dos quais cinco são eméritos.
Dom Damasceno, 73 anos, foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003). Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília e nomeado bispo auxiliar da capital federal em 1986. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.
Dom Damasceno é pós-graduado em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-Minas. (Terra)