Bênção de água e objetos online e pela TV não tem validade. Saiba a explicação, de acordo com a Igreja Católica!
Desde os anos 1980, ficaram muito populares os programas de pastores evangélicos na TV. E quase todos eles vieram com a novidade de “abençoar” a água dos telespectadores, que colocavam o seu copo d’água ou garrafa sobre o aparelho. Depois, vieram as TVs católicas… E mais recentemente as missas e vídeos de padres online.
Muitos dos padres mais famosos começaram a imitar a prática dos pastores protestantes, e passaram a incentivar os fiéis a colocarem o copo de água perto da tela para que se tornassem “bentos”. Mas isso vale, mesmo? Não, não vale para tornar a água ou os objetos bentos.
Bênçãos a PESSOAS podem ser dadas a distância; mas bênçãos a OBJETOS só podem ser dadas diante da presença física do ministro ordenado.
Mas não conta isso para a sua avó! Não há a necessidade de aborrecê-la. Eventualmente, conforme a grandeza da fé da oração do fiel leigo, pode valer para que ele receba cura e graças divinas. Mas isso é pela força sua oração elevada a Deus, e não porque o objeto ou água realmente ficou bento (e não ficou mesmo, não tem jeito).
As bênçãos não são sacramentos, mas sim SACRAMENTAIS. Os sacramentais nos ajudam a receber as graças de Deus; são “sinais sagrados que se assemelham aos sacramentos: significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm por intercessão da Igreja” (Sacrosanctum Concilium).
A BÊNÇÃO INVOCATIVA
Há dois tipos de bênçãos: a invocativa e a constitutiva.
A INVOCATIVA apenas expressa o clamor, o desejo de que algo receba uma bênção – e não que se torne BENTO de fato.
Por exemplo: quando bispo, padre ou diácono abençoa um fiel, ou quando os pais ou padrinhos abençoam suas crianças, as pessoas abençoadas não se tornam “bentas”. Simplesmente a bênção dada foi uma invocação, foi um clamor aos Céus.
A BÊNÇÃO CONSTITUTIVA
Quando objeto SE TORNA bento, ele fica “blindado” contra a contaminação espiritual, ou seja, o maligno não poderá mais fazer uso dele.
Um objeto bento é como uma oração materializada, digamos assim.
A bênção constitutiva atua na constituição do objeto, ou seja, provoca uma MUDANÇA permanente na condição do objeto, que passa a ser uma fonte de bênçãos, um sinal sagrado e um canal de distribuição das graças divinas para as pessoas.
Sendo assim, não basta elevar um clamor; é preciso GARANTIR que a coisa abençoada efetivamente está benta. Por isso, não tem cabimento fazer uma bênção meramente invocativa.
Para essa bênção em específico, é necessária a presença física do ministro ordenado diante do objeto – explica o Pe. Edward McNamara, LC, professor de liturgia e reitor da Faculdade de Teologia Regina Apostolorum.
“POR QUE OS PADRES X, Y E Z FAZEM BÊNÇÃO DE ÁGUA A DISTÂNCIA?”
Muitas pessoas perplexas, desconfiadas e até ofendidas nos escrevem, perguntando: “Então vocês estão dizendo que o padre Fulano, que abençoa água e objetos pela TV/rádio/internet, está mentindo?”. De modo algum! Mas ele certamente está equivocado.
Nenhum padre – nem mesmo o papa – tem o poder de abençoar água ou objetos que não estejam fisicamente presentes diante dele.
Desde 1931, o Vaticano possui uma emissora de rádio. Muitos papas falaram aos fiéis por meio das transmissões da Rádio Vaticana. Depois, vieram as transmissões ao vivo das missas de Natal, e, no papado de Francisco, os vídeos para a internet. Pois bem: em todas essas décadas, alguma vez você viu algum papa benzer água ou objetos via rádio, TV ou internet?
Todos os anos, por ocasião da Páscoa e do Natal, o papa abençoa os fiéis de Roma e do mundo inteiro (Urbi et Orbi). É uma bênção invocativa.
Agora, quem desejar receber uma bênção papal registrada em seu nome (do fiel), em pergaminho, pode solicitar na Esmolaria Vaticana. As taxas ajudam a financiar as obras de caridade do papa.
Note: a bênção papal em pergaminho é um tipo de bênção dada a distância, sem que o papa precise estar presente. Portanto, só pode ser dada para pessoas. Se você chegar lá na Esmolaria, informar a placa do seu carro e pedir uma bênção papal em pergaminho, não conseguirá nada – assim como para qualquer objeto. Porque isso é IMPOSSÍVEL!
O Ritual de Bênçãos da Igreja Católica não fala nada sobre bênçãos de água e objetos a distância. Também desconheço qualquer documento da Igreja que autorize bênçãos online ou pela TV para água e objetos.
Se não há precedentes desse costume na História da Igreja, se os papas nunca fizeram isso, e se não há nenhum documento que fundamente essa prática, só podemos concluir que essa novidade foi introduzida inadvertidamente por alguns padres, que apesar do exemplo de vida e boa intenção, estão equivocados.