Conselho Pontifício da Cultura da Santa Sé debaterá relação entre Igreja e mundo juvenil
O Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé, vai dedicar a sua próxima assembleia plenária anual, entre 6 e 9 de fevereiro, ao tema ‘Culturas juvenis emergentes’, anunciou o Vaticano.
A iniciativa vai ser apresentada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, com a presença do presidente do CPC, cardeal Gianfranco Ravasi, e o bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do CPC, acompanhados por um jovem italiano, Alessio Antonielli, e uma estudante de Madagáscar, Farasoa Mihaja Bemahazaka.
A página oficial do CPC adianta que a reunião anual do organismo vai analisar os “temas juvenis” nos vários continentes, numa análise a “esta realidade em evolução e mudança”.
Em causa vão estar as “culturas de jovens e adolescentes, com idade entre os 15 e 29 anos”, um mundo “marcado pela complexidade, fragmentado em vários tipos, sem qualquer modelo único ou homogéneo”.
“Ouvir as novas gerações e levar a sua situação em consideração é uma oportunidade valiosa e uma exigência para os adultos e as comunidades cristãs”, acrescenta a nota do CPC.
O acesso ao encontro é limitado aos membros do Conselho e seus consultores, entre os quais se conta o padre Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.