Criada a Fundação Ciência e Fé, promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura
Bento XVI acaba de erigir a nova Fundação Ciência e Fé, promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura e por algumas universidade pontifícias.
O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, divulgou que Bento XVI constituiu a fundação, com sede no estado vaticano, dotando-a de personalidade jurídica pública canônica e civil.
Criada a pedido do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, tornando próprios os desejos de algumas universidades pontifícias romanas, a fundação dará continuidade e estabilidade ao Projeto Ciência, Teologia e Questão
Ontológica, conhecido pelas siglas em inglês como Projeto STOQ.
O projeto nasceu dos resultados da Comissão de Estudo do Caso Galileu, instituída pelo beato João Paulo II em 2003, e promove o diálogo entre a teologia, a filosofia e as ciências naturais através de iniciativas de estudo, pesquisa e divulgação cultural, com o apoio de diversas instituições, entre as quais a Fundação John Templeton.
A Fundação Ciência e Fé, que é a primeira do tipo no Vaticano, continuará a colaborar com o Conselho Pontifício para a Cultura e com algumas universidades pontifícias, como a Lateranense, a Gregoriana, o Ateneu Regina Apostolorum, o Angelicum, a Salesiana, a Urbaniana e a da Santa Cruz.
A fundação permanecerá ligada ao dicastério por meio do seu presidente, embora vá dispor de autonomia para realizar diversos projetos. Seu objetivo é tornar-se um sólido ponto de referência para uma nova evangelização nos ambientes científicos.