Últimas Notícias

Santuário de Fátima propõe Itinerário do Peregrino

Paramentos Litúrgicos

FÁTIMA, segunda-feira, 9 de maio de 2011. O Santuário de Fátima lança um convite especial aos peregrinos, de forma individual ou em grupo.

 

A proposta passa pela concretização de um itinerário pelos lugares das aparições do Anjo aos pastorinhos videntes, por um percurso que mais que físico se pretende espiritual, vivido em atitude de adoração a Deus.

 

A iniciativa visa responder aos apelos feitos pelo Anjo da Paz em Fátima: oração, penitência e conversão.

 

O reitor do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes, bispo eleito para Coimbra, explica a ideia que serviu como ponto de partida para este projecto pastoral.

 

“Toda a pastoral do Santuário de Fátima e dos organizadores de peregrinações deve, este ano, orientar-se para despertar nos peregrinos a atitude de adoração a Deus. Recordar as aparições do Anjo, as suas palavras e gestos, as orações que ensinou e o acolhimento que tiveram no coração dos Pastorinhos, constituirá uma escola de adoração para todos”, afirma.

 

O itinerário percorre os lugares que marcam a história das aparições do Anjo e termina no Santuário de Fátima.

 

“O percurso inicia no Santuário, conduz-nos pelo Caminho dos Pastorinhos até à Loca do Cabeço e ao Poço do Arneiro, os lugares das aparições do Anjo, para concluir na Capela do Santíssima Sacra-mento e do Lausperene, junto à Igreja da Santíssima Trindade”, explica o D. Virgílio Antunes.

 

Foi criado um folheto, disponível em sete línguas, para guiar o peregrino em todo o percurso e onde são sugeridas as várias ações a realizar. Cada ponto de paragem é proposto como momento para a evocação de cada uma das três aparições do Anjo.

 

“Em Fátima ou em qualquer arte do mundo onde chegou a Mensagem, que este ano constitua uma escola de adoração a Deus, na escola de Maria, em resposta ao convite do Anjo da Paz. Este é o grande contributo que Nossa Senhora de Fátima oferece à Igreja para a nova evangelização do mundo”, afirma o reitor.

 

Aparições

 

As três aparições do Anjo aos Pastorinhos, em 1916, foram uma preparação para as aparições de Nossa Senhora, no ano seguinte.

 

A primeira aparição aconteceu na Primavera de 1916, na Loca do Cabeço; a segunda aparição, no Verão do mesmo ano, teve lugar no poço do Arneiro, junto da casa da Lúcia; a terceira aparição, no Outono, foi, de novo, na Loca do Cabeço. ( zenit)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo