INSENSATEZ É NÃO ACREDITAR EM DEUS – Sermão sobre o Credo, de São Tomás de Aquino
Entre todas as verdades, em primeiro lugar deve-se acreditar que Deus existe. Além disso, deve-se considerar o que significa este nome – Deus.
Significa precisamente Aquele que governa e cuida de todas as coisas. Acredita na existência de Deus quem acredita que todas as coisas deste mundo são governadas e estão subordinadas à sua Providência.
Quem pensa que todas as coisas originam-se do acaso, não acredita na existência de Deus. Seria insensato não crer que a natureza seja governada por alguém, vendo que tudo se processa a seu tempo, com ordem. Vemos o Sol, a Lua, as estrelas e muitos outros elementos da natureza obedecerem um determinado curso. Ora, isso não aconteceria se houvesse caos. Eis por que é insensato não acreditar na existência de Deus, como lembra o salmista: ‘O insensato diz em seu coração: não há Deus’ (Sl 13,1).
Há alguns que acreditam que Deus governa e ordena coisas naturais, mas não acreditam que governe os atos humanos. Pensam assim porque vêem no mundo os bons sofrerem e os maus prosperarem e concluem que a Providência de Deus não atinge os homens. Afirmar tal coisa seria grande insensatez. Seria como pensar que se o médico dá a um doente um remédio e a outro doente outro remédio, tudo é por acaso e não por motivo ponderado. Seria pensar que o médico é insensato.
Pois Deus também age como médico. Por motivo justo e pela sua Providência, dispõe Ele as coisas necessárias aos homens, quando aflige alguns bons e permite que os maus prosperem. Acreditar que isto é obra do acaso é, evidentemente, insensato. Assim pensa porque desconhece a maneira de Deus agir e razão pela qual dispõe de todas as coisas.
Lê-se em Jó:’ Oxalá Ele te revele os segredos da sua sabedoria e a multiplicidade dos seus planos’ (Jo 11,6). E no Livro dos Salmos: ‘Disseram os maus: Deus não vê. O Deus de Jacó não percebe as coisas. Compreendei agora, ó néscios, ó estultos, até quando sereis insensatos? Aquele que nos deu orelhas, não ouve? Aquele que nos deu olhos, não vê? O Senhor conhece o pensamento dos homens’ (Sl 103, 7-10). Deus vê todas coisas, os pensamentos, segredos dos homens. Como diz São Paulo:
‘Tudo está nu e descoberto aos seus olhos’ (Hb 4, 13).
(Sermão sobre o Credo, de Santo Tomás de Aquino)