Italianos se autoflagelam em homenagem a Virgem Maria
A cidade de Guardia Sanframondi, localizada na província de Benevento, na Itália, receberá no próximo domingo (27) as celebrações dos ritos Settennali, considerada uma das mais belas manifestações de fé em homenagem à assunção da Virgem Maria aos céus.
O evento, que acontece a cada sete anos, reúne milhares de fiéis e curiosos do mundo inteiro. O ritual consiste em cumprir uma penitência, na qual as pessoas se vestem com uma túnica branca que cobre todo o rosto e segurando na mão esquerda um crucifixo ou imagens da santa fazem uma procissão pela cidade.
Ao longo do percurso, os penitentes se autoflagelam com correntes. Neste ano, a caminhada será iniciada na igreja de San Rocco. São esperadas cerca de quatro mil pessoas para participar da procissão com a estátua da santa.
Além disso, o ritual é acompanhado pelos moradores que assistem a abnegação e coragem dos integrantes da procissão.
Entretanto, algumas pessoas são responsáveis por limpar as feridas dos que se golpeiam, carregando consigo vinho e toalhas brancas.
A organização do evento religioso é confiada ao Conselho de Ritos, presidido e convocado pelo sacerdote do local. O evento, talvez único no mundo, é datado a mais de quatro séculos atrás.
Neste ano, o prefeito da cidade, Floriano Panza, proibiu o uso de celulares até o fim das celebrações a fim de garantir o recolhimento e participação integral dos fiéis. De acordo com o Ministério do Interior da Itália, um “plano de segurança completo será estruturado” a fim de conter possíveis ataques terroristas.