Últimas Notícias

Papa Bento XVI celebra rito solene pelo 60º aniversário de seu sacerdócio

Paramentos Litúrgicos

O Papa Bento XVI celebrou um rito solene em São Pedro: a missa para a imposição do pálio aos novos arcebispos metropolitanos (41 de todo o mundo, incluindo sete brasileiros), que este ano coincide com o 60º aniversário de seu sacerdócio. 

Participaram da missa, celebrada com 100 cardeais e 40 arcebispos, uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla (ortodoxos) enviada pelo patriarca Bartolomeu I, para a tradicional troca de delegações que se realiza por ocasião das festividades de ambas as igrejas (respectivamente São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, e Santa Andrea em 30 de novembro).

Durante a missa, Bento XVI recordou o dia de sua ordenação sacerdotal, realizada junto com seu irmão Georg, dizendo que ainda sente "ecoar em seu coração" as palavras de Jesus pronunciadas então pelo arcebispo de Freising, Michael Faulhauber.

"Já não vos chamo servos, mas amigos", disse Faulhauber aos novos sacerdotes na época, recordou o Papa.

Na homilia da missa com os novos arcebispos, Bento XVI também fez uma reflexão sobre o significado do sacerdócio como um profundo laço de amizade entre o religioso e Cristo: "A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. A amizade não é só conhecimento, mas é principalmente a comunhão do querer. (…) Na amizade, a minha vontade cresce e se une à d'Ele: a Sua vontade se torna minha, e é assim que, de fato, me torno eu mesmo". 

Na sequência, o Papa foi para a praça de São Pedro para o Angelus e, com um certo atraso em relação às 12h habituais, pediu desculpas aos fieis pela demora, dizendo que "a missa na basílica foi longa e bela". 

SAUDAÇÕES DE LÍDERES ITALIANOS PELOS 60 ANOS DE SACERDÓCIO:

O Pontífice recebeu congratulações de diversas lideranças políticas italianas por ocasião do aniversário de 60 anos de sua ordenação sacerdotal, que coincide com o dia de São Pedro e de São Paulo, padroeiros de Roma, capital da Itália.

Entre as autoridades italianas que o homenagearam estão o presidente do país, Giorgio Napolitano, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, os presidentes das casas legislativas – Renato Schifani (Senado) e Gianfranco Fini (Câmara), o presidente da província de Roma Nicola Zingaretti e o prefeito da capital, Gianni Alemanno, além de líderes partidários. 

O irmão de Joseph Ratinger, Georg, que também comemora 60 anos de sacerdócio, comentou em entrevista à Rádio Vaticana a data comemorativa do irmão, afirmando que desde pequeno "estava claro que a vida de Joseph era a teologia", enquanto a sua se voltou para a música.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo