O QUE VEM A SER UM SUMÁRIO NO CATOLICISMO?
O que vem a ser um sumário? Um sumário é uma espécie de generalização das atividades de Jesus.
Jesus, podemos dizer, no último décimo da sua vida, dedicou-se quer a pregação e sobretudo a pregação de aldeia em aldeia, pregação da proximidade, da iminência do Reino de Deus quer da cura ou da salvação material que oferecia a doentes e desesperados.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que se Jesus não tivesse nunca curado quem quer que fosse, nunca tivesse aberto os olhos de um cego, nunca tivesse levantado um paralítico, o que seria a sua pregação sobre o Reino de Deus? Que seria este Reino, como seria ele entendido?
Uma teoria, uma filosofia, um estilo de vida, uma metafísica.
Mas o Reino de Deus não é isto. O Reino de Deus é concreto e assume o homem também na sua concreticidade carne e não somente espírito. Por isso Jesus realizou alguns sinais.
Nem todos foram curados, porque se tratava apenas de sinais para quando este Reino fosse definitivamente implantado.
Ele não está implantado ainda definitivamente entre nós. Os tempos de Deus não são exatamente os nossos tempos.
E no entanto, já existe um fermento de Deus que é exatamente o Cristo morto e ressuscitado a agir nas entranhas da nossa terra.
Existe um fermento de Deus, que conduz a história e sobretudo a Igreja à finalidade a que Ele se propôs a todos nós. E de quando em quando, este fermento de Deus que é sobretudo ou se identifica sobretudo com a pregação do Evangelho de quando em quando mostra também sinais, curas.
Deus realiza milagres ainda hoje. Não claro esta milagreria que se imagina, da qual se fala e da qual se abusa também em seu próprio nome. Mas os sinais do Reino, a pregação, sobretudo aos pobres, o cuidado e algumas curas nos mostram que Deus está atento ao seu plano e nós não estamos à deriva.
O Reino não chegou, temos a nossa geração para nos preparar a ele e nesta única geração alguns sinais já se manifestam na nossa vida ou na vida de outras pessoas.