Entrevistas

PADRE JONAS DOS SANTOS LISBOA: “Mensagem de Natal para o portal Catolicismo Romano”

Paramentos Litúrgicos

Padre Jonas dos Santos LisboaO Papa Emérito Bento XVI, insistiu muito na necessidade de um encontro pessoal de cada cristão com Jesus. É necessário para isso que se tenha uma fé mais intensa, vivida e pessoal. Uma fé mais prática e consciente. Uma fé que mude a própria vida e transforme com sua irradiação, o meio em que se vive. Esta fé deve ser traduzida em atos, em fatos, mais que tudo, em caridade. Fé operante e transformante. A fé deve ser a alma do discípulo que todos devemos ser e que transforma este discípulo em missionário comprometido com a nova evangelização.

Na nossa condição de batizados e a fortiori de crismados, não podemos nos eximir da obrigação de nos engajarmos neste trabalho que visa o crescimento e expansão do Reino de Deus neste mundo, a começar por nós e em nós.

O natal é precisamente uma data muito especial que nos enseja este encontro muito pessoal com Jesus. Desnecessário é destacarmos o exemplo de fé compartilhada por parte da Bem-aventurada Virgem Maria. Os pastores a quem por primeiro foi anunciado o nascimento do Salvador, e depois os santos Reis Magos, são os modelos de pessoas que tiveram um encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, no sentido mais estrito e real da palavra. A exemplo dos pastores de Belém e dos santos Reis que voltaram para suas casas e suas terras anunciando a Boa Nova, devemos nós também sermos portadores desta fé que deve ser o móvel da nova evangelização preconizada tão insistentemente pelo Santo Padre o Papa.

Quantas vezes nos encontramos com Jesus de maneira sacramental, nem por isso, menos real que o encontro dos pastores e santos reis com o recém-nascido. Jesus continua vivo entre nós. Belém significa a casa do pão. Cada igreja é uma nova Belém, a casa do Pão da Vida que desceu do céu. Ali encontramos o Jesus vivo e verdadeiro. Mas é preciso acreditarmos em Jesus de maneira a transformamo-nos em seus mais ardorosos discípulos e missionários. Para que isto aconteça é necessário fazermos do nosso encontro com Jesus, um acontecimento. Um acontecimento semelhante ao encontro de Jesus com os apóstolos à beira do lago de Tiberíades, ou com Paulo no caminho de Damasco. Jesus é o Verbo, a Palavra. Foi o encontro com esta Palavra que mudou por completo a vida de um Agostinho ou Inácio de Loyola, apenas para darmos dois exemplos entre tantos e tantos.

O Natal é a festa do encontro. Primeiro, o encontro com Jesus. Talvez já o tenhamos encontrado, mas parece ter sido um encontro entre estranhos, pois que quase nada mudou em nossa vida. Jesus é que vem ao meu encontro, basta apenas que eu o acolha e reserve em meu coração um lugar de destaque, onde Ele encontre uma morada aconchegante. Natal é festa do encontro com a família, com os amigos. É tempo de reforçarmos os laços de caridade e de união, de reatarmos os laços rompidos, de perdoarmos e relevarmos os ressentimentos a exemplo de Cristo que tudo nos perdoa e esquece. O Natal é a festa do encontro com os quais Cristo de configura, ou seja, os pobres e desvalidos, a quem devemos socorrer, pois é disso que o Juiz Supremo vai nos pedir contas no dia da sua volta. O escritor russo Tolstoi conta a lenda de Martin, o Sapateiro, que teria recebido uma mensagem do céu que avisava que Jesus viria visitá-lo. Ele esperou durante o dia todo a visita anunciada. Sua descrença aumentava, quando ouviu uma voz que lhe disse: "Martin, eu estive hoje visitando-te por várias vezes. Eu vim nas pessoas daqueles necessitados que você socorreu neste dia de inverno rigoroso". Martin então compreendeu que não é tão difícil se encontrar com Jesus.

Será que este será o Natal indiferente dos outros anos, sem nenhuma mudança radical, ou será o Natal diferente, ou seja, da minha nova evangelização?


Padre Jonas dos Santos Lisboa é colaborador dos portais "Catolicismo Romano" e ´"Rádio Italiana". Pertence ao clero da Administração Apostólica São João Maria Vianney. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário da Diocese de Campos dos Goytacazes. É capelão da Capela Santa Luzia e Menino Jesus de Praga. Responsável pela celebração da Missa Tridentina, na forma extraordinária em latim, do rito romano, na Capela de Santa Luzia em São Paulo. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo