Papa Bento XVI abre oficialmente o “Ano da Fé”, na Praça de São Pedro, no Vaticano
Diante de centenas de bispos de todo o mundo reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI abriu o início do "Ano da Fé", no exato dia em que se completa o aniversário de 50 anos do início do Concílio Vaticano II, que reformou o catolicismo. No evento, o pontífice pediu que os católicos "façam uma peregrinação para anunciar o Evangelho", como mostra o vídeo da AFP. Após o discurso, milhares de fiéis e religiosos seguiram em procissão em homenagem a inauguração do período.
– O mundo de hoje saiu dos trilhos. Alguns princípios foram perdidos. O Papa está nos dando a oportunidade de recomeçar, está nos guiando à essência da vida – disse uma freira do Imaculado Coração de Maria.
Bento XVI celebrou uma missa solene na Praça de São Pedro para inaugurar o Sínodo da "Nova Evangelização", que reúne 262 arcebispos, bispos, superiores gerais de congregações e patriarcas de todo o mundo. O "Ano da Fé" vai durar até o dia 24 de novembro de 2013.
O Concílio Vaticano II foi realizado em 8 de outubro de 1965, quando o papa Paulo VI entregou a 'Mensagem ao Povo de Deus' na qual a Igreja Católica abandonou antigos conceitos e pediu paz para o mundo, independentemente de gênero, classe, etnía ou profissão dos indivíduos.
Bento XVI lembrou esse gesto e entregou textos do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica aos presentes.