Últimas Notícias

Papa Emérito Bento XVI saúda o povo de Castel Gandolfo e retorna ao Vaticano

Paramentos Litúrgicos

Terminou hoje o período de descanso de Bento XVI na residência pontifícia de Castel Gandolfo. Depois de duas semanas na cidade, o papa emérito retorna ao Vaticano enviando uma carta de agradecimento e um livro como presente para a prefeita da cidade, Milvia Monachesi, que, sempre muito próxima do papa Ratzinger, lhe agradeceu com grande carinho.

“Caríssima Sra. Prefeita”, diz a carta do pontífice alemão, “não posso retornar de Castel Gandolfo ao meu mosteiro em Roma sem lhe comunicar uma palavra de sincero agradecimento pela calorosa recepção que me ofereceu no dia da minha chegada. Nestas duas belíssimas semanas de férias, senti reconfirmado o que lhe havia dito faz alguns anos sobre a beleza natural de Castel Gandolfo, na harmonia entre o lago, as montanhas e o mar e na hospitalidade do povo desta pequena cidade. Eu me senti, nestes dias, guiado pela simpatia silenciosa do povo de Castel Gandolfo. Como sinal concreto da minha gratidão, lhe ofereço um livro por ocasião do décimo aniversário da minha eleição à Cátedra de São Pedro. Meus melhores votos para a senhora e para a sua cidade e minha bênção".

Milvia Monachesi respondeu carinhosamente à carta de Bento XVI, agradecendo-lhe com estas palavras: "Santidade, muito obrigada pelas suas palavras inesperadas e apreciadíssimas, pela bênção que quis dar a Castel Gandolfo e aos seus habitantes e pelo precioso livro que quis presentear-me". A prefeita expressou ainda a felicidade de toda Castel Gandolfo por saber que o papa sentiu "a nossa proximidade silenciosa, mas cheia de afeto, e a nossa grande emoção pela sua presença".

Milvia disse ao papa que "a sua saudação aos cidadãos, de dentro do carro que fez parar na praça, foi para nós um grande presente e a confirmação de um vínculo profundo e duradouro. Na certeza de que a beleza e a tranquilidade do lugar o ajudaram a rejuvenescer o seu corpo e espírito, lhe desejamos um bom retorno a Roma, sem lhe esconder, porém, o desejo e a esperança de revê-lo em breve junto a nós. Gostaríamos de lhe dizer, finalmente, Santidade, que, onde quer que esteja, não lhe faltarão nunca as nossas orações e o nosso afeto. De novo muito obrigada, em nome de toda a comunidade de Castel Gandolfo".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo