Papa Francisco canoniza o beato espanhol Junípero Serra
O papa Francisco proclamou santo o padre espanhol Junípero Serra, missionário franciscano responsável por ter evangelizado povos nativos da Califórnia. A canonização aconteceu no santuário nacional da Imaculada Conceição, em Washington, nesta última quarta-feira, dia 23.
A missa contou até com a presença de três dos seis juízes católicos da Suprema Corte norte-americana: o presidente John Roberts, Anthony Kennedy e Sonia Sotomayor. "O padre Junípero Serra soube viver aquela Igreja que sabe sair e andar pelas ruas para compartilhar a ternura reconciliadora de Deus", disse o Pontífice.
Segundo Jorge Bergoglio, o mais novo santo do catolicismo foi capaz de deixar sua terra e seus hábitos e teve a coragem de "abrir caminhos". "Ele tentou defender a dignidade da comunidade nativa, protegendo-a daqueles que a abusavam", acrescentou.
Serra viveu entre 1713 e 1784 e é considerado o evangelizador do estado da Califórnia. Beatificado por João Paulo II em 25 de setembro de 1988, ele também se tornou o primeiro santo hispânico dos Estados Unidos.
Alguns grupos de nativos da região se opuseram à sua canonização, argumentando que muitas missões enviadas pela Igreja prejudicaram comunidades indígenas locais, inclusive com a introdução de campos de trabalhos forçados e com a morte de milhares de pessoas por doenças levadas pelos espanhóis, como malária e varíola.