Últimas Notícias

Papa Francisco critica desprezo a ciganos na Itália

Paramentos Litúrgicos

Em um evento organizado pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes no Vaticano, o papa Francisco criticou o que ele chamou de "desprezo" contra os ciganos e pediu ações solidárias para melhorar a qualidade de vida do povo nômade. Jorge Bergoglio contou sobre as diversas vezes em que pegava ônibus em Roma e os motoristas lhe diziam para tomar cuidado com a carteira quando viam um zíngaro entrar no veículo.

"Frequentemente os ciganos se encontram à margem da sociedade, e às vezes são vistos com hostilidade e suspeita. Isso é desprezo. Eles estão pouco envolvidos nas dinâmicas políticas, econômicas e sociais do território", declarou. De acordo com o Papa, é preciso haver empenho das instituições locais, nacionais e da comunidade internacional para apoiar projetos que integrem esse grupo na sociedade.

"O povo zíngaro deve ser chamado a contribuir ao bem comum, mas isso só é possível por meio da responsabilidade compartilhada, observando os deveres e promovendo os direitos de cada um", acrescentou. O evento em que discursou o Pontífice contou com a presença de vários nômades, que depois do pronunciamento cumprimentaram e tiraram foto com Francisco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo