Últimas Notícias

Papa Francisco e primeiro-ministro japonês Shinzo Abe tem encontro no Vaticano

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco recebeu hoje (06) o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e os dois ressaltaram a boa relação entre a Santa Sé e o Japão. No encontro, que durou 20 minutos, os líderes debateram assuntos relacionados à paz e ao desarmamento nuclear.

"Foram ressaltadas a intensa colaboração entre a Igreja e o Estado em âmbito educacional, social e sanitário. E também debatidos temas sobre as iniciativas para a promoção da paz e a estabilidade no continente asiático, o empenho japonês na cooperação pelo desenvolvimento – sobretudo na África – , a atenção para o meio-ambiente e o desarmamento nuclear", informou em nota o Vaticano.Abe manifestou uma "grande honra de estar com o Papa" e agradeceu à Francisco pela mensagem enviada às vítimas do tsunami que atingiu o Japão em 2011.

O primeiro-ministro também presenteou o Pontífice com duas pinturas da visita do samurai japonês Hasekura ao Vaticano, há 400 anos: um quadro com a pintura do samurai e outro retratando o encontro dele com o papa Paulo V. Ele também entregou um espelho que tem cerca de 250 anos – quando a religião cristã era proibida no Japão: ao ser colocado na luz solar, ele mostra a imagem da cruz e do rosto de Jesus. Ao receber os presentes, Francisco fez questão de olhá-las mais de perto e colocou o espelho na janela da sala da biblioteca, para que refletisse as imagens.

Bergoglio deu de presente para Abe um medalhão que descreve o projeto original de São Pedro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo