Papa Francisco envia mensagem para negociações na Venezuela
O papa Francisco enviou uma mensagem de paz ao núncio apostólico de Caracas, Aldo Giordano, por ocasião do primeiro encontro entre o governo de Nicolás Maduro e opositores venezuelanos. "A violência não conduz nunca à paz e ao bem-estar. Apenas gera mais violência", disse o Pontífice, em um comunicado. "Através do diálogo, poderão redescobrir a base comum e compartilhada para superar o conflito e a polarização que fere a Venezuela, a fim de encontrar formas de colaboração com respeito e reconhecimento das diferenças entre as partes", ressaltou.
"Todos vocês compartilham as graves preocupações com a crise econômica, a violência e a criminalidade. E têm vontade de defender a dignidade da vida", afirmou Francisco. A primeira rodada de diálogo entre o governo venezuelano e a Mesa de Unidade Democrática (MUD) começou ontem e foi marcada pela acusação de Maduro de que a oposição incentivou protestos violentos. Nos primeiros 45 minutos, Maduro não deu chance para a oposição se manifestar.
O núncio apostólico em Caracas e três chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles o brasileiro Luiz Alberto Figueiredo, participaram como facilitadores do diálogo.