Papa Franicsco destaca identidade do cristão
O papa Francisco falou hoje (5) durante a missa em Santa Marta, no Vaticano, sobre a identidade do cristão.
"Antes de qualquer coisa a essência do cristão é um convite, só nos tornamos cristãos se somos enviados", disse o Papa.
"Trata-se de um convite gratuito, para participar, que vem de Deus. [Para entrar nesta festa] não se pode pagar, ou se é convidado ou não se pode entrar", afirmou Francisco.
"Se na nossa consciência não temos esta certeza de seremos convidados, então não entendemos o que é um cristão", destacou ele.
"Um cristão é uma pessoa que é convidada. Convidada a que? A uma loja? Convidada para um passeio? O Senhor quer nos dizer algo a mais: 'Você é convidado para a festa!'. O cristão é aquele que é convidado para uma festa, para a alegria, a alegria de ser salvo, para a alegria de participar da vida com Jesus. Esta é uma alegria! Você e convidado para a festa!", afirmou o Papa.
"Uma festa é um encontro de pessoas que falam, riem, comemoram, estão felizes. É um encontro de pessoas. Eu entre as pessoas normais, mentalmente normais, nunca vi alguém que faça festa sozinho, não? Seria um pouco tedioso! Abrir a garrafa de vinho… esta não é uma festa, é uma outra coisa. Se faz festa com os outros, se faz festa com a família, se faz festa com os amigos, se faz festa com as pessoas que foram convidadas, como eu fui convidado. Por se cristão é preciso um pertencimento e pertencem a este Corpo estas pessoas que foram convidadas para a festa: este é o pertencimento cristão", segundo o Pontífice.