Últimas Notícias

Divulgado roteiro de viagem do Papa Francisco a Cuba e Estados Unidos

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano divulgou o programa oficial da visita do papa Francisco a Cuba e Estados Unidos, que acontece entre os dias 19 e 27 de setembro de 2015.

Essa será a 10ª viagem internacional do seu Pontificado e incluirá 24 pronunciamentos, entre discursos, homilias e saudações. A primeira etapa do roteiro será em Havana, onde Jorge Bergoglio desembarca às 16h (horário local) do dia 19. Na manhã seguinte, ele celebra uma missa na Praça da Revolução, mesmo local por onde passaram seus dois antecessores, João Paulo II e Bento XVI. Pela tarde, o Papa será recebido pelo presidente cubano, Raúl Castro.

No dia 21, Francisco vai à cidade de Holguín, a 150 km de Havana, onde ele comanda a segunda Eucaristia no país. Em seguida, ele se dirige a Santiago de Cuba, onde, em 22 de setembro, celebra uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre e realiza um encontro com famílias.

Às 12h30, Francisco embarca para Washington. Na manhã do dia 23, ele se encontra na Casa Branca com o presidente Barack Obama e, logo em seguida, participa de uma reunião com bispos norte-americanos na catedral de São Mateus.

Às 16h15, Bergoglio celebra a missa de canonização do beato Junípero Serra, apóstolo dos migrantes. No dia seguinte, ainda na capital, ele discursa no Congresso dos Estados Unidos e participa de um evento com sem-teto.

Na parte da tarde, seu avião decola para Nova York, onde ele celebra a missa de Vésperas na catedral de São Patrício. No dia 25, o Papa faz um aguardado pronunciamento na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), participa de um encontro religioso no memorial pelas vítimas dos atentados de 11 de setembro, se reúne com famílias de imigrantes em uma escola católica e celebra uma missa no Madison Square Garden.

Em 26 de setembro, já na Filadélfia, o Pontífice comanda uma homilia na catedral de São Pedro e São Paulo, se reúne com a comunidade hispânica da cidade e participa de uma vigília de orações. No dia seguinte, o Papa passa pela prisão de Curran-Fromhold e reza a missa de encerramento do VIII Encontro Mundial das Famílias. Às 20h, ele inicia sua viagem de volta para Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo