Discussão

Quantas vezes devo perdoar meu irmão se me ofende?

Paramentos Litúrgicos

Quantas vezes devo perdoar meu irmão se me ofende? Até sete vezes?

A resposta de Jesus foi surpreendente: “não até 7, mas até 70 x 7”

Exatamente o que Deus em Cristo realiza conosco. Até 70 x 7.

E quem não leva a sério isto, é porque não acredita na grandeza ou na enormidade ou na gravidade dos próprios pecados e das próprias ofensas com relação a Deus.

Não há proporção alguma entre as maiores ofensas que recebemos e aquelas que infligimos a Deus.

Mas gostaríamos de acrescentar neste momento algo mais.

É preciso que nós rezemos muito para pedir o que nós não temos. Exatamente o que? A força de carregarmos uns aos outros. A força de carregarmos não apenas a nossa cruz, mas também a cruz dos outros… a força de suportar o caráter dos outros… a força de suportar o rosto do outro…a força de suportar o outro até mesmo quando me é antipático, até mesmo quando me faz sofrer, até mesmo quando não vai de encontro às minhas necessidades, até quando me negligencia, quando me retira, quando me coloca de lado, quando não me prefere, quando me prejudica, quando me ofende ou não realiza o que eu gostaria que realizasse comigo.

Ah, caríssimos irmãos, eis uma oração especial: pedirmos nós todos e uns pelos outros, neste dia, a força e a coragem vindas do Cristo crucificado, de carregarmos os pesos dos outros; de carregarmos o seu caráter qualquer que ele seja, em estado de penitencia como gostaríamos que os outros nos carregassem também, apesar dos vícios cometidos, apesar dos pecados do nosso passado, apesar do nosso gênio complicado, apesar da nossa miséria e apesar de tantas negligencias que tivemos com relação a isto.

Basta ler e reler com atenção esta parábola de Jesus e aplicá-la cada um a si mesmo.

Peçamos também à Igreja toda inteira que se purifique através do perdão, sempre graciosamente recebido e graciosamente concedido.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo