Santa Sé agenda novas reuniões do “C9”, conselho de nove cardeais
As próximas reuniões do C9, conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana e da Constituição Apostólica, acontecerão entre 15 e 17 de setembro, 9 e 11 de dezembro e 9 e 11 de fevereiro. O anúncio foi feito nesta sexta (4) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, no último dia do ciclo de encontros iniciado na terça-feira (1º). "Já prever três reuniões quer dizer que o trabalho continua com ritmo e passo estáveis, mas certamente ainda não foi concluído.
Ainda teremos um certo tempo antes das reformas", declarou o religioso. Nesta sexta, os cardeais e o Pontífice discutiram questões relativas aos vários dicastérios da Santa Sé – principalmente os ligados a temas laicos e da família -, ao trabalho dos núncios apostólicos e ao método de nomeação dos bispos.
Nos dias anteriores, o C9 debateu mudanças no Governatorato (órgão que tem o papel de poder executivo na Cidade-Estado), no Instituto para as Obras de Religião (IOR) – conhecido como Banco do Vaticano – e na Secretaria de Estado do Vaticano.