Vaticano debate diálogo interreligioso
Os valores humanos compartilhados por cristãos e muçulmanos foi o tema principal do congresso entre o Conselho Pontifício para o Dialogo Interreligioso e o Instituto Real para os Estudos Interconfessionais de Amã, que aconteceu em Roma nos dias 18 e 19 de maio.
"Cristãos e muçulmanos compartilham os valores humanos de base, como o caráter sacro da vida humana, da dignidade humana e os direitos fundamentais e inalienáveis", ressaltou hoje uma nota divulgada pela Santa Sé.
O congresso foi liderado pelo presidente do Conselho Pontifício para o Dialogo Interreligioso, cardeal Jean-Louis Tauran, e o diretor do Instituto jordaniano, professor Kamel Abu Jaber.
De acordo com o Vaticano, alguns valores religiosos "são comuns para cristãos e muçulmanos, enquanto outros são específicos de cada comunidade.
É importante então destacar as similaridades e individualizar as diferenças. O respeito pelas diferenças é, de fato, uma importante condição para um diálogo autêntico".
O informe também destaca que os participantes do congresso concluíram que a educação "não deveria formar personalidades em antagonismo ou em conflito, mas, pelo contrário, enquanto se ajuda a juventude a ser bem radicada na sua identidade religiosa, deveria favorecer a formação de identidade aberta às outras".
As duas partes concordaram em se reunir novamente daqui a dois anos, depois de uma próxima reunião preparatória.