Últimas Notícias

Vaticano divulgará novas instruções sobre cremação na próxima semana

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano irá divulgar na próxima semana um documento que discorre sobre o processo de cremação e a destinação das cinzas. Um resumo do "Ad resurgentum cum Christo", escrito pela Congregação da Doutrina para a Fé.

Segundo as informações da sala de imprensa vaticana, o documento manterá a proibição para que os católicos espalhem suas cinzas, dando as normas canônicas para a "conservação" dos restos.   

Desde 1963, a Igreja Católica permite a cremação de seus fiéis – desde que isso não seja um ato de contestação de fé e, de preferência, que as cinzas sejam enterradas em uma sepultura normal. Isso porque, até o fim do século 19, o ato de incinerar o corpo após a morte era uma escolha "simbólica"para demonstrar que não se acreditava nos preceitos de vida após a morte como os cristãos pregavam.   

– Papa pede para aprender a 'suportar' defeitos dos outros Durante uma audiência na residência de Santa Marta, o papa Francisco pediu para que os cristãos aprendam a "suportar" os defeitos dos outros.   

Segundo a "Rádio Vaticana", o Pontífice lamentou que "nós tenhamos esquecido a capacidade de falar com doçura, já que o nosso falar é gritando – ou ficar falando dos outros… não há doçura". Para Francisco, é preciso que as pessoas "tenham paciência para suportar os defeitos dos outros, aquelas coisas que nós não gostamos".   

Já para os bispos, o líder católico pediu para que eles "vigiem" aqueles que querem se tornar padres. "Quando se trata de vocações sacerdotais e da entrada em um seminário, eu vos peço de ter discernimento na verdade, de ter um olhar apurado e cuidadoso, sem rapidez ou superficialidade. Eu digo isso em especial para aos irmãos bispos: vigilância e prudência", disse Jorge Mario Bergoglio.   

"A Igreja e o mundo têm a necessidade de sacerdotes maduros e equilibrados, de pastores intrépidos e generosos, capazes de proximidade, acolhimento e misericórdia", finalizou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo