Últimas Notícias

Papa se encontra com representantes do comitê internacional para proteção de crianças e jovens

Paramentos Litúrgicos

O Papa Francisco encontrou-se no Vaticano com representante do comité internacional para a proteção de crianças e jovens, encorajando-os no seu trabalho.

A comitiva foi liderada pelo padre Hans Zollner, responsável pelo Centro para a Proteção de Menores (CPM), da Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), organismo criado em 2012.

“Apresentamos brevemente o projeto ao Papa. Comigo estavam o representante na Polónia e a pessoa que trabalha em Roma para o desenvolvimento da unidade de aprendizagem canónica e teológica do programa à distância que queremos distribuir por todo o mundo”, explicou o sacerdote à Rádio Vaticano.

O encontro com Francisco decorreu após a missa a que este presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

“Temos de seguir em frente com este compromisso”, disse o Papa ao padre Zollner.

A primeira referência de Francisco a esta questão aconteceu em abril, após uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, organismo da Santa Sé, ao qual pediu “decisão” no julgamento e nos esforços de prevenção de abusos sexuais na Igreja.

A posição foi apresentada num comunicado do organismo presidido pelo arcebispo alemão D. Gerhard Ludwig Müller.

O sucessor de Bento XVI recomendou que se siga a “linha” de ação delineada pelo agora Papa emérito para que a Congregação “aja com decisão no que diz respeito aos casos de abusos sexuais”.

Segundo Francisco, é necessário promover “medidas de proteção dos menores” e ajudar “aqueles que no passado sofreram tais violências”, dando seguimento aos “procedimentos devidos na relação com os culpados”.

Os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero ou em instituições de Igrejas denunciados em vários países do mundo levaram Bento XVI a alterar as normas canónicas para estas situações.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo