Artigos/Curiosidades

EXPLICAÇÃO PARA A FRASE BÍBLICA: “NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO”

Paramentos Litúrgicos
PERGUNTA DE INTERNAUTA ESPÍRITA: "Acredito em reencarnação, pois na Bíblia está escrito o seguinte: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo" – João 3:1-12)
 

RESPOSTA PADRE JONAS DOS SANTOS LISBOA: À uma pergunta que me foi dirigida se o texto acima de São João confirma a doutrina da reencarnação, respondo com o próprio texto em pauta. Na sequência (João 3, 4-5) Nicodemos  pergunta a Jesus: "Porventura pode o homem nascer pela segunda vez?". Jesus responde: "Em verdade em verdade vos digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus". Sabemos muito bem que este renascer pela água e pelo Espírito ( Espírito com letra maiúscula = Espírito Santo) significa o batismo, quando a pessoa que o recebe renasce para uma vida nova.

O batismo é colocado por Jesus como uma condição para a salvação eterna: "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado" S. Marcos, 16, 16. Ora, sabemos que o batismo cristão não constitui prática aceita pelos  defensores da reencarnação. É regra exegética que não se extraia o texto do contexto.

No contexto do capítulo terceiro de São João como no do Novo Testamento e da Bíblia no seu todo fica muito claro que um sentido reencarnacionista fica peremptoriamente descartado. É agir de muita má fé pretender tirar argumentos da Bíblia em favor desta falsa doutrina, uma vez que a interpretação da mesma está entregue à Igreja, conforme afirma São Pedro em sua epístola (II Pedro 1, 20): "Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular". Para concluir, podemos corroborar o que foi dito com o texto cristalino da Epístola aos Hebreus 9, 27: "Está decretado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juizo". Esta declaração põe uma pá de cal sobre a pretensão de se justificar com texto bíblico esta teoria insustentável. – Por Padre Jonas dos Santos Lisboa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo