Santos

São Bartolomeu – Apóstolo de Cristo – 24 de agosto

Paramentos Litúrgicos

Um dos Doze Apóstolos, sexta mencionados nas três listas do Evangelho (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:14), e sétimo na lista de Atos (1:13).

O nome (Bartolomeu) significa “filho de Talmai” (ou Tholmai), que era um nome hebraico antigo, a cargo, por exemplo, o Rei de Gessur cuja filha era uma mulher de Davi (2 Samuel 3:03). Ele mostra, ao menos, que Bartolomeu era de ascendência hebraica, que pode ter sido seu verdadeiro nome próprio ou simplesmente acrescentado para diferenciá-lo como o filho de Talmai. Fora dos casos referidos, nenhuma outra menção do nome ocorre no Novo Testamento.

Nada mais se sabe dele com certeza. Muitos estudiosos, no entanto, identificá-lo com Natanael (João 1:45-51; 21:2). As razões para isso são Bartolomeu que não é o bom nome do Apóstolo, que nunca o nome ocorre no Quarto Evangelho, enquanto Nathaniel não é mencionado nos sinóticos, que o nome de Bartolomeu é acoplado com Filipe nas listas de Mateus e Lucas, e encontrado próximo a ele em Marcos, que também concorda com o fato demonstrado por São João que Filipe era um velho amigo de Natanael e trouxe-o a Jesus, que a chamada de Nathaniel, referiu com a chamada de vários Apóstolos, parece marcar ele para o apostolado, especialmente desde que a narrativa em vez completo e belo nos leva a esperar algum acontecimento importante, que Nathaniel da Galiléia, onde Jesus encontrou a maioria, se não todos, dos Doze, finalmente, que na ocasião do surgimento da ressuscitado Salvador na costa do Mar de Tiberíades, Nathaniel encontra-se presente, juntamente com vários apóstolos que estão identificados e dois discípulos que estavam sem nome, quase certamente, de igual modo Apóstolos (a palavra “apóstolo” não ocorrendo no Quarto Evangelho e “discípulo “de Jesus normalmente significa apóstolo) e assim, presumivelmente, foi um dos Doze. Esta cadeia de indícios é engenhoso e muito forte, o elo mais fraco é que, depois de tudo, Nathaniel pode ter sido um outro personagem em quem, por algum motivo, o autor do Quarto Evangelho pode ter sido particularmente interessado, como ele era em Nicodemos , que também não é chamado nos sinóticos.

Imagem de São Bartolomeu no Mosteiro de São Bento de SP, segurando uma faca e seu próprio rosto. Segundo a história, São Batolomeu foi esfolado vivo (Foto de Fabio Botto)Nenhuma menção de São Bartolomeu ocorre na literatura eclesiástica antes de Eusébio, que menciona que Panteno, o mestre de Orígenes, enquanto evangelizar a Índia, foi dito que o Apóstolo pregou ali antes e ele tinha dado a sua converte o Evangelho de São Mateus escrito em hebraico, que foi ainda valorizado pela Igreja. “Índia” foi um nome que abrange uma área muito ampla, incluindo até mesmo a Arábia Felix. Outras tradições representam St. Bartholomew como pregação na Mesopotâmia, Pérsia, Egito, Armênia, Licaônia, Frígia, e nas margens do Mar Negro, uma lenda, é interessante notar, ele identifica com Nathaniel.

A maneira de sua morte, disse ter ocorrido em Albanopolis na Armênia, é igualmente incerta, segundo alguns, ele foi decapitado, segundo outros, esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo, por ordem de Astiages, por ter convertido ao seu irmão, Polymius, rei da Armênia. Por conta desse último lenda, ele é muitas vezes representado na arte (por exemplo, no Juízo Final de Michelangelo) como esfolado e segurando em sua mão de sua própria pele. Suas relíquias são considerados por alguns de ser preservada na igreja de São Bartolomeu-in-the-Ilha, em Roma. Sua festa é celebrada em 24 de agosto. Um evangelho apócrifo de Bartolomeu existia no início dos tempos.

Explicação popular:

Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Imagem de São Bartolomeu no Mosteiro de São Bento de SP, segurando uma faca e seu próprio rosto. Segundo a história, São Batolomeu foi esfolado vivo (Foto de Fabio Botto)Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré’”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.

São Bartolomeu, rogai por nós!

* Curiosidade: No Mosteiro de São Bento de São Paulo, existe uma imagem belíssima de São Bartolomeu onde o mesmo está segurando uma faca e a pele de seu rosto; uma iconografia de sua morte, onde supostamente foi esfolado vivo.  (Por Fabio Botto)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo