A PRIMEIRA SEXTA FEIRA DO MÊS – Motivos para honrar o Sagrado Coração de Jesus
(Por Santo Afonso de Ligório) Se o domingo é chamado o dia do Senhor, porque num domingo é que ele ressuscitou, pudesse com toda a verdade dizer que a sexta feira é o dia do Coração de Jesus, porque, nesse dia seu amor manifestou-se com tal força, que Moisés e Elias lhe chamavam, sobre o Thabor, um excesso.
Eis aqui motivos em maior número do que é preciso para os fiéis a renderem honras particulares ao Coração de Jesus no dia de sexta feira.
A Igreja mesma nos convida a isto; porque, assim como ela faz do domingo um dia d’alegria, em lembrança da gloriosa ressurreição do Salvador, assim faz da sexta feira um dia de penitência, em memória de sua dolorosa Paixão. E como podem os fiéis lembrar-se da Paixão sem pensar no amor que foi a causa dela, e no Coração de Jesus que era o órgão deste amor?
Ainda mais, nós vemos na vida dos santos que a sexta feira era o dia em que Jesus Cristo se comprazia em lhes aparecer, em fazê-los participar dos seus padecimentos e em lhes manifestar diversos mistérios de sua Paixão.
Quando o divino Salvador manifestava a bem-aventurada Margarida Maria as riquezas de seu Sagrado Coração, escolhia de preferência a sexta feira.
Ele exigiu que a festa do Sagrado Coração fosse instituída na sexta feira que segue a oitava do Corpo de Deus.
Enfim é a primeira sexta feira do mês que ele ligou as maiores graças em favor das almas e das famílias que n’este dia comungassem.
Assim, pois, nosso interesse, nossa salvação, o reconhecimento e amor que devemos a Jesus Cristo, tudo nos obriga a rendermos particulares homenagens na sexta feira ao Sagrado Coração. Procuremos, então, praticar nesse dia algum exercício particular de piedade, por exemplo, o caminho da cruz, 5 Padre Nossos e 5 Ave Marias rezadas diante do crucifixo, uma meditação ou leitura sobre o Sagrado Coração, etc. Celebremos com fervor a primeira sexta feira do mês: neste dia ouçamos a missa; aproximemos da mesa santa; consagremo-nos ao Sagrado Coração; façamos a protestação para a boa morte; assistamos à bênção do Santíssimo; e desde a véspera preparemos nossa alma para receber as bênçãos do divino Coração pelo piedoso exercício da Hora Santa.
Aqui damos, para a primeira sexta feira do mês, doze meditações sobre o Sagrado Coração, tiradas das obras de Santo Affonso. Oxalá sejam elas úteis aos fiéis e lhes inspirem algum bom pensamento que os mantenha no fervor durante todo o mês.