Artigos/Curiosidades

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA! – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Encerramos o Ano Litúrgico com a festa de Cristo Rei e a partir da próxima semana começaremos a viver o Tempo do Advento. Tempo de espera, de esperança, de alegria, Jesus já vem.

Mas e nós? Estamos com paciência para esperar? Não é raro ouvirmos a famosa frase de fim de ano; " Nossa! Como o ano passou rápido! E eu não fiz nada!" Bem, depende muito do que você entende por "nada". Se o seu nada for não ter conseguido adquirir o carro novo, uma casa nova, aquele sapato, aquele vestido, fazer aquela viagem… até concordo com você. Mas se você ajudou seu próximo, ouviu seu irmão, encorajou-o, abrigou, deu comida, vestiu-o, se harmonizou com sua família, filhos, seu casamento enfrentou e superou as dificuldades, você está com saúde, aí não meu amigo, não concordo não, você fez muita coisa, ainda mais se usou bem este tempo, e foi celebrar com sua comunidade, seus irmãos a vitória de Jesus sobre a morte, aí sim, seu ano foi espetacular.

O tempo de Deus não é o nosso, estamos tão preocupados com o tempo, que às vezes não nos damos conta de que também estamos sempre a "apressar" o tempo. Veja só, nem ainda é dezembro e as casas já estão enfeitadas para o Natal, já não se espera a data tradicional para isso, o 06 de dezembro, quando começamos a ornamentar nossa casa indicando a alegria pela espera de Jesus. Já queremos que chegue logo o Natal, já emende com o Ano Novo, para chegar o momento das férias. Tudo tão material, tão banal.
Não sabemos saborear a espera. Não sabemos aquietar nossos corações, estamos ficando tão imediatistas, queremos que Deus nos dê logo, aquilo que pedimos em prece, " tem que acontecer logo, meu Deus senão…" Ora, Deus não pode estar a mercê de nossos desejos, de nossas inquietudes. Nós é que temos que nos submeter ao tempo Dele. Nada mais certo do que " o apressado come cru".
Na liturgia, observe se ainda não se atentou para isso, como são acesas as velas da Coroa do Advento, a cada celebração, a cada domingo do Advento é acesa uma vela, e junto com ela uma reflexão, a medida que vamos nos aproximando da data esperada, ela vai se enchendo cada vez mais de luz, começa fraquinha e vai ficando cada vez mais forte.
E assim também deveria ser em nossa casa, pequena igreja doméstica, a árvore que a cada semana vai se enchendo de enfeites, cada vez mais bolas, a cada semana mais luz, a cada semana mais desejos, e a cada semana mais alegria e expectativa por Aquele que vai chegar.
E enquanto nós vamos esperando vamos arrumando a casa da nossa alma, nosso coração, vamos "limpando" dos pecados, das angústias, do rancor, do ódio, da inveja, da preguiça, enfeitando nossa "casa" com perdão, com amor, com carinho, com misericórdia, com fraternidade com doação.
E você como vai enfeitar a casa da sua alma? Como vai se preparar para receber este Deus tão esperado por nós? 
Abraço fraterno!
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do portal "Catolicismo Romano"

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo