Doutrina

Pentecostes

Paramentos Litúrgicos

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.

A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, “como se soprasse um vento impetuoso”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.

Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): “Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos”. O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.

Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.

O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.


História

Algumas semanas depois da Ascensão de Jesus Cristo, os discípulos tinham se recolhido em Jerusálem com Maria, a mãe de Deus, para observar a “Celebração da Colheita” um dia de alegria, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.

A ocasião em si não foi de muita comemoração já que os discípulos estavam ainda confusos e inseguros sobre qual caminho seguir e o que fariam. Muitos ainda estavam de luto. Mas, não imaginariam que esse dia mudaria a vida deles, como relatado na passagem de Atos 2:2-4:

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Todos ali foram tomados pelo Espírito Santo, que fortaleceu ainda mais a crença deles e lhes deu coragem e o dom das línguas. Isso fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma, e consequentemente, pregar e levar a palavra de Cristo para mais e mais pessoas.

Significado

Pentecostes é a plenificação da Páscoa, a efusão do Espírito Santo e ganha muito mais significado nos dias de hoje já que é cada vez maior o número de pessoas que, assim como os apóstolos, despertam para assumir um maior compromisso com a fé.

É nesse dia que a Igreja Católica se mostra para o mundo e onde podemos praticamente reviver esse momento ao sentir a vinda do Espírito Santo e renovar as esperanças e o amor que vive dentro de nós e que precisamos colocar para fora, assim como Pedro fez na época ao pregar para quase mais de 3 mil pessoas.

Mensagem de Pentecostes

No Pentecostes, todos nós voltamos a ser discípulos de Cristo recebendo o Espírito Santo e tendo a chance de renascer e passar a palavra dEle adiante. Por isso, não devemos nos esquecer jamais que:

1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo.

2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito.

3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão.

4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o possui plenamente.

5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.

Oração

“Ó Luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permanece em nós!”.

Vem Luz maravilhosa e nos conduz no caminho do Amor, para que juntos com os irmãos em Cristo, possamos construir um mundo mais agradável para todos. Conduzi-nos bem animados nessa caminhada, juntamente com a proteção da Mãe Maria.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo