Bento XVI chega em Milão para encontro com famílias de todo o mundo
01 DE JUNHO DE 2012 – SEXTA-FEIRA: Bento XVI chegou em Milão, no norte da Itália, para participar do 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), iniciado com o tema ‘A família: o trabalho e a festa’.
O avião da aeronaútica militar italiana que transportava o Papa aterrou pelas 17h05 (menos uma em Lisboa), após cerca de uma hora de voo.
José Carlos Feitor, um dos participantes portugueses no encontro de Milão, sublinha à Agência ECCLESIA que a chegada de Bento XVI vai trazer “muita gente para a festa com o Papa”, após os primeiros dias de trabalho.
A viagem acontece após um escândalo no Vaticano, que envolveu o roubo de documentos do próprio Papa, situação desvalorizada pelo interlocutor.
“Mesmo quando foi o caso da pedofilia as pessoas estiveram com o Papa. Isso não vai influenciar em nada”, sublinha José Carlos Feitor, que ao final do dia vai apanhar o comboio se encontrar com as famílias que vão acolher os participantes durante o fim de semana.
Famílias de mais de 100 países participaram num Congresso Teológico Pastoral que se concluiu.
Simbolicamente, o conselheiro para os assuntos turísticos da Embaixada de Israel, Tzvi Lotan, ofereceu ao arcebispo de Milão, cardeal Angelo Scola, uma pequena oliveira, vinda de Nazaré, como “gesto de paz e diálogo”, noticiou a Rádio Vaticano.
Bento XVI segue agora para a Praça da Catedral, onde se vai dirigir pela primeira vez à população.
Esta é a 28ª visita de Bento XVI a localidades italianas desde o início do seu pontificado, em abril de 2005.