Com foco na segurança, Roma se prepara para início de Jubileu. Bento XVI participará do evento
A cidade de Roma está fazendo os ajustes finais na segurança para o início do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Além do reforço e do destacamento de 900 homens de forças de segurança para a capital italiana, um série de proibições foram anunciadas.
Estão proibidos o transporte de combustíveis por toda a cidade no dia 8 de dezembro, o transporte de armas, munições, explosivos, substâncias explosivas e gases tóxicos até a próxima quarta-feira (09) e o uso de fogos de artificio também até o dia seguinte à abertura do evento.
Outra proibição, que já havia sido anunciada, tornou-se decreto e, entre às 6h e às 22h, estão vetados os voos no espaço aéreo de Roma e do Vaticano.
As preocupações se justificam porque, por mais de uma vez, grupos terroristas islâmicos ameaçaram a cidade-Estado e a Itália de serem futuros palcos de atentados, como os que ocorreram em Paris, no dia 13 de novembro.
Papa emérito participará de evento: O papa emérito Bento XVI irá participar da abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, que dará o início oficial ao Jubileu, informou o Vaticano. Joseph Ratzinger aceitou o convite feito pelo papa Francisco e estará no átrio da Basílica no ritual de abertura.