Conferência Episcopal Italiana diz que a crise econômica mundial ameaça o direito ao estudo
O vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), e bispo de Perugia, monsenhor Gualitero Bassetti comentou a crise econômica mundial e alertou que ela ameaça o direito ao estudo.
"O direito ao estudo, que é um direito de todos, poderá se tornar um luxo" e destacou que já há um tempo está acontecendo "um caminho, lento mas continuo, em direção a situações de precariedade e pobreza humana e moral, que a insistência do coração nos convida a denunciar para buscar qualquer tipo de solução", disse o bispo na missa em homenagem a São Lorenzo, patrono da cidade.
"Estou falando de situações de pobreza econômica cada vez mais difundidas por falta de trabalho, pelo alto custo de vida, da casa que não se encontra mais, apesar da expansão imobiliária frenética, do financiamento imobiliário que não dá mais para pagar", afirmou Bassetti.
O vice-presidente da CEI, alertou os fiéis sobre o fato de que "uma cidade, um país, que não tem sua base na solidariedade e no bem comum e sim no egoísmo e no privilégio, teria perdido o sentido profundo do seu papel de organização, da sua finalidade de civilização e humanidade".