Custódio emérito da Terra Santa elogia Papa Francisco
"O papa Francisco merece vencer o Nobel da Paz, ele fez muito pelo diálogo e estamos certos de que quando estiver aqui na Terra Santa, em maio, nos ajudará a incrementar as conversas entre israelenses e palestinos." As palavras são do padre Carlo Cecchitelli, custódio emérito da Terra Santa e há 60 anos trabalhando no Oriente Médio.
Em entrevista à agência de notícias Ansa, o religioso elogiou o Pontífice e afirmou que ele já contribuiu para evitar um ataque dos Estados Unidos contra a Síria, uma ação que, segundo ele, teria provocado reações da Rússia e da China, iniciando uma nova guerra mundial. "Com o seu caráter expansivo e extrovertido, Jorge Bergoglio vai conquistar o coração de todos, atrairá simpatias e inspirará confiança. E estou seguro de que dará a sua preciosa contribuição para retomar o diálogo [entre Israel e Palestina]", declarou. De acordo com Cecchitelli, israelenses e palestinos devem parar de se apegar às suas posições e andar ao encontro uns dos outros. Entre os dias 24 e 26 de maio, Francisco fará a primeira visita do seu pontificado à Terra Santa, em viagem que inclui passagens por Amã (Jordânia), Belém (Palestina) e Jerusalém (Israel).
Nesta última quarta-feira (5), o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, anunciou que o Papa está entre os 278 nomes escolhidos para concorrer ao prêmio pela paz. "O papa Francisco é um jesuíta de coração franciscano. Sempre esteve no meio das pessoas e entre os mais frágeis, e merece vencer o Nobel da Paz", acrescentou o padre.