Em viagem ao Sul da Itália, Papa Bento XVI lembra atentados de 11 de setembro
11 DE SETEMBRO DE 2011 – DOMINGO: Em Ancona, no litoral do mar Adriático italiano, o para encerrar o 25º Congresso Eucarístico Nacional, o papa Bento XVI, lembrou as vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que neste domingo completam dez anos.
"Hoje (neste domingo) nosso pensamento se dirige também ao dia 11 de setembro de dez anos atrás, ao lembrar às vítimas dos atentados perpetrados naquele dia e seus familiares".
"Convido aos homens de boa vontade que rejeitem sempre a violência como solução de seus problemas, a resistir à tentação do ódio e a atuar na sociedade inspirando-se nos princípios de solidariedade, justiça e paz".
Bento XVI presidiu uma missa no estaleiro da cidade italiana, diante de 100 mil pessoas, incluindo as famílias de operários que sofrem a forte crise no setor e empresários locais.
Durante a homilia, o papa lembrou que "a história demonstra que o objetivo de garantir o desenvolvimento, o bem-estar material e a paz prescindindo de Deus e de sua revelação deu aos homens pedras ao invés de pão".
Para Joseph Ratzinger, "o pão é o fruto do trabalho do homem", mas "o pão é também e antes que tudo, fruto da terra, um dom que é preciso pedir com humildade" a Deus.
O papa disse que a Eucaristia "sustenta e transforma toda a vida cotidiana e nos afasta do individualismo".
Joseph Ratzinger referiu que "a espiritualidade eucarística é o caminho para restituir a dignidade aos dias do homem e a seu trabalho".
O papa concluiu sua homilia ressaltando que não há nada de autenticamente humano que não esteja na Eucaristia de forma adequada para ser vivida em sua totalidade.
Em seguida, o papa almoçou com representantes de trabalhadores desempregados e pobres assistidos pela Cáritas.Fabio Botto Farhan