Indulgência plenária para quem percorre o Caminho Inaciano
Inaugurado em 2012, o Caminho Inaciano percorre cerca de 700 quilômetros ao longo da rota geográfica e espiritual do fundador dos jesuítas: País Basco, Navarra, La Rioja, Aragão e Catalunha. Neste 31 de julho, memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, começa uma nova etapa do Caminho, a terminar em 31 de julho de 2016.
O convite a seguir as pegadas de Santo Inácio de Loyola para encontrar Jesus misericordioso vem diretamente do papa Francisco, que concedeu a indulgência plenária a todos que participarem. O pontífice recorda que a jornada cristã não é um caminho fácil, mas é recompensada pelo encontro com Jesus “Há dias de escuridão”, disse o papa, “e mesmo dias de fracasso, de queda. Mas, na arte de caminhar, o que importa não é não cair, mas não ficar caído”: é preciso "levantar-se rápido" e "seguir em frente com força e confiança no Senhor", porque com Jesus "tudo se pode".
Recordando que o cristão não é uma pessoa isolada e que não se pode seguir a Cristo "se não for na Igreja e com a Igreja", o bispo de Roma nos convida a "caminhar em comunidade, com os amigos". A de Santo Inácio foi uma viagem alegre, mas também “irrequieta”, porque ele olha para "o horizonte que é a glória de Deus". É um caminho trilhado por pessoas frágeis, pecadores, capazes, no entanto, de "se deixar conquistar por Cristo", concluiu o papa.