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INFORMAÇÕES SOBRE AS EXÉQUIAS

Paramentos Litúrgicos

As exéquias são um direito dos fiéis canonicamente garantido pelo Cân. 1176 § 1. quando diz que "Devem-se conceder exéquias eclesiásticas aos fiéis defuntos, de acordo com o direito"; sendo que o § 2. deixa claro ainda que tais preces devem ser "celebradas de acordo com as leis litúrgicas."

Ora, tais publicações não são ritos litúrgicos, tanto é que não possuem nenhum tipo de aprovação canônica da Santa Sé como se requer o direito. Sendo assim, os fiéis tem direito que suas exéquias não sejam feitas segundo tais publicações, mas segundo o Ordo Exequiarum, em latim ou segundo tradução aprovada.

É costume que o corpo do falecido seja preparado para o velório. Nos lugares em que o falecido é velado ainda fora do caixão e apenas para as exéquias é colocado nele, pode-se dizer (dici possunt) a oração "para quando o corpo é colocado na essa". Todavia, parece ser bastante generalizado o costume de delegar a preparação do corpo para uma empresa funerária e ela levar o corpo do falecido já para o local do velório já no caixão. Assim, as rubricas dão a entender que tal rito possa ser omitido nesse caso. Existe o costume que os defuntos sejam calçados, como símbolo da fé na ressurreição da carne.

Uma vez iniciado o velório, que não raramente transpassa a noite, é louvável que os fiéis ali reunidos demonstrem sua caridade para com o falecido rezando por ele, ainda antes das exéquias. Nesse sentido, dois ritos litúrgicos são convenientes para este momento. O primeiro é a celebração da Liturgia das Horas, que se pode realizar inclusive mais de uma vez ao longo do velório. Dentre as horas canônicas, destaca-se para uso fúnebre o Ofício das Leituras que pode ser rezado à noite como vigília. Se se optar por celebrar (ainda) Laudes e/ou Vésperas, é conveniente usar uma leitura mais longa, como permite a IGLH. O segundo rito é uma celebração da palavra indicada no ritual, que pode todavia parecer menos conveniente por que nas exéquias já se realizará esta mesma estrutura (leitura, salmo, leitura, aleluial, evangelho, preces…), seja em uma celebração da palavra propriamente dita, seja dentro da Missa de corpo presente.

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