LEVANTE SEU RAMO, JESUS VEM CHEGANDO – ARTIGO ESCRITO PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO
O Domingo de Ramos marca o inicio desta caminhada. Os Evangelhos narram de forma triunfal a entrada de Jesus em Jerusalém para os festejos da Páscoa Judaica, como algo digno de um rei. Mas porque Jesus optou por um jumento e não por um imponente cavalo? Primeiro, para que se se cumprissem as Escrituras, e segundo para simbolizar o que Jesus sempre quis e representou: a paz.
Na antiguidade quando os reis queriam declarar guerra, entravam nas cidades no dorso de um elegante e imponente cavalo, o jumento, pelo contrário indica paz; Jesus, Príncipe da Paz.
Como um verdadeiro rei Jesus foi recebido e aclamado pelo povo, tendo seu caminho coberto por ramos e vestes, ramos agitados ao vento, com alegria. Mas não foi este mesmo povo que dias depois O condenou a morte de cruz? Parece controverso não é mesmo? Mas lembremos das Escrituras, Jesus disse como bem ouvimos na proclamação do Evangelho do último domingo , " mas foi para esta hora que Eu vim", e lembremos, não foi o povo que condenou Jesus, o povo foi inflamado pelos fariseus, estes sim queriam a condenação Daquele que lhe apontou o dedo.
E nós, como estamos vivenciando este período de quaresma, Jesus nos apontou o dedo? E nós, quando vimos nossos erros, procuramos corrigi-los? Fizemos um pequeno esforço e sacrifício para tomarmos parte do sofrimento de Jesus? Deixamos de colocar mais um espinho em sua face, tentando nos abster de pecar? Fomos ao encontro dos que nos magoaram, e perdoamos como fez Jesus na cruz, " Pai perdoa-os, pois não sabem o que fazem".
Domingo, pegue seu ramo e rejubile-se com a entrada de Jesus em sua vida, sofra com Ele as angústias de uma vida de provações, irritações, privações, mais saiba que no fim você será nova criatura junto com Cristo e sua ressurreição.
Feliz Páscoa meus irmãos em Cristo!