Últimas Notícias

Madre Teresa de Calcutá será canonizada em setembro de 2016, como parte do Jubileu da Misericórdia

Paramentos Litúrgicos

Madre Teresa de Calcutá será canonizada em setembro de 2016, como parte do Jubileu extraordinário. Quem traz a notícia é a agência Agi, indicando como possível data a segunda-feira, 5 de setembro, memória litúrgica da Beata, fundadora das Missionárias da Caridade, e 19º aniversário da sua morte. Segundo Vatican Insider, porém, “é muito mais provável que a canonização aconteça no dia precedente, ou seja, domingo 4 de setembro”.

Conforme relata o mesmo site, “para chegar a oficializar a canonização ainda são necessários alguns passos”. “O milagre atribuído à intercessão da Beata albanesa será examinado pelos cardeais e bispos da Congregação das Causas dos Santos no próximo mês”, escreve a agência. “Embora o exame dos prelados não é de mérito – que é feito pela consulta médica do Dicastério e já aconteceu com êxito positivo – é sempre possível pedido de aprofundamentos que podem adiar mais os tempos do processo. Uma vez que os cardeais e bispos da Congregação se pronunciem, a decisão é apresentada ao papa pelo cardeal prefeito, que aprova o milagre e portanto comunica a data da cerimônia ao consistório de cardeais".

O milagre que poderia elevar Madre Teresa aos altares é a cura inexplicável de um homem brasileiro, da Diocese de Santos, no último estágio de um tumor maligno no cérebro, que aconteceu logo depois que o enfermo tinha orado intensamente à Madre Teresa. No exame o câncer, que já havia se estendido para grande parte do cérebro, desapareceu de improviso.

Madre Teresa, cujo nome de nascimento é Anjëzë Gonxhe Bojaxhiu, nasceu em Skopje, capital da atual Macedónia, em 26 de agosto de 1910. Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, e mais tarde dos Irmãos Missionários da Caridade. Pela sua obra de apostolado entre os pobres e os enfermos se tornou rapidamente símbolo de amor e caridade. Tanto que o reconhecimento das virtudes heroicas e dos milagres foi aberto com menos de dois anos da sua morte – acontecida no dia 5 de setembro de 1997 – por causa da sua fama generalizada de santidade. A cerimônia de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro no dia 19 de outubro de 2003, presidida por João Paulo II, ligado à religiosa por uma profunda amizade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo