Missa inaugural da Jornada Mundial da Juventude será dedicada a João Paulo II
A missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece em Madri entre os dias 16 e 21 de agosto, será dedicada ao papa João Paulo II, fundador do evento.
A cerimônia acontece no dia 16 às 20h (horário local) na praça Cibeles em Madri e será celebrada pelo arcebispo da capital espanhola, Rouco Varela.
A participação do papa Bento XVI no evento está marcada de 18 a 21 de agosto, neste dias o evento deve reunir cerca de um milhão de participantes, informou o porta-voz do Papa Federico Lombardi.
"O aeroporto Cuatro Vientos, onde acontece a vigília do sábado a noite a missa de encerramento na manhã seguinte, pode acolher até um milhão de pessoas e em particular para a missa espera-se uma grande participação; quando estivermos lá faremos a avaliação", afirmou Lombardi.
O Pontífice participará da Via Crucis, na sexta-feira 19, que será realizada na praça Cibeles é será a primeira vez que Bento XVI a realizará por completo, informou o porta-voz.
A Via Crucis deve ser igual aquela realizada todo ano na semana Santa no Coliseu em Roma. O Papa recitará uma oração no início, depois acontecem as "14 estações" e no final o Santo Padre realiza a oração de encerramento e uma meditação.
No dia 20 está confirmada a visita do Papa nos Jardines Del Buen Retiro, na qual ouvirá a confissão de 3 jovens, um evento inédito durante a JMJ.(ANSA)