Últimas Notícias

Missionário italiano é ferido em ataque no Sudão do Sul

Paramentos Litúrgicos

O missionário italiano Christian Carlassare, bispo eleito da diocese de Rumbek, foi ferido por dois homens armados, durante ataque no Sudão do Sul,informou a fundação pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre”.

Originário de Schio, em Vicenza, Carlassare, de 43 anos, é o bispo italiano mais jovem da Igreja e foi nomeado pelo papa Francisco no último dia 8 de março. Ele, no entanto, deve ser ordenado no final de maio.

“Durante a noite soubemos do ataque ao novo bispo eleito da diocese de Rumbek, padre Christian Carlassare.

O missionário comboniano foi imediatamente transportado para o hospital de Juba”, informou a agência vaticana Fides.

Segundo o comunicado, o religioso foi espancado e atingido por quatro tiros nas pernas, mas está em estado estável. Uma freira que o acompanhava também foi agredida. Relatos revelaram que o ataque foi planejado para assustá-lo para que não fosse consagrado bispo, já que a cerimônia está prevista para os próximos dias. Carlassare ocupará o cargo na diocese de Rumbek, que permaneceu vago desde a morte do bispo Cesare Mazzolari em 2011.

“Reze não tanto por mim, mas pelo povo de Rumbek que sofre mais do que eu”, disse o padre ferido em um comunicado divulgado no site missionário Nigrizia.

Na publicação, ele informa que está fora de perigo, mas perdeu muito sangue e em breve será transferido para um hospital em Nairóbi, na capital do Quênia, onde fará uma transfusão.

A emboscada, de acordo com o grupo de missionários, ocorreu 30 minutos depois da meia-noite por duas pessoas armadas, que invadiram a casa do italiano.

A diocese de maioria dinka, um dos grupos étnicos mais numerosos do país, acolheu o padre no dia 16 de abril. “Mas provavelmente alguns não gostaram que um jovem vindo de longe e que trabalhou 15 anos com a outra etnia predominante no país, os Nuer, tivesse sido escolhido justamente para dirigir a diocese”, relata a matéria do Nigrizia.

Em comunicado, o Vaticano lamentou o ocorrido e prestou solidariedade ao dom Carlassare “neste momento de prova e de apoio contínuo na oração por uma recuperação rápida”.

“Com grande pesar este Dicastério missionário soube do ataque ao novo bispo eleito de Rumbek (Sudão do Sul) pelas mãos de duas pessoas armadas”, diz o monsenhor Protase Rugambwa, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos.

O papa Francisco também foi informado sobre o atentado e disse estar rezando poir Carlassare, informou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, à agência Ansa..

Peru:

Em um outro ataque contra missionários, a leiga italiana Nadia De Munari, de 50 anos, foi morta a facadas, supostamente durante uma tentativa de roubo, em sua casa no Peru.

A agressão ocorreu enquanto a missionária dormia. Ela ainda chegou a ser levada ao hospital e foi submetida a uma cirurgia de emergência, mas infelizmente não resistiu.

A italiana trabalhava na Operação Mato Grosso, no Peru, há quase 30 anos e era responsável pelo centro ‘Mamma Mia’ em Nuevo Chimbote, criado pelo padre Ugo De Censi.

As autoridades peruanas abriram uma investigação sobre o caso, em parceria com agentes da polícia criminal de Lima.

O ataque foi supostamente realizado com um facão e uma barra de metal.Outra mulher, Lisbet Ramirez Cruz, também foi atacada pelos criminosos e seu testemunho é considerado essencial para esclarecer o caso.

O crime chocou a população local e o bispo da diocese de Chimbote, dom Ángel Francisco Simón Piorno, pediu uma rápida investigação sobre o assassinato. “Espero que a polícia faça um bom trabalho para descobrir quem foi o assassino e qual foi a razão pela qual ele matou esta mulher”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo