O Papa

MOMENTO HISTÓRICO: Bento XVI deixa o Vaticano e encerra seu pontificado de quase oito anos

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI deixou oficialmente o Vaticano de helicóptero, encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa.

No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida.

Bento XVI foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma –onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento dentro do Vaticano.

Ao desembarcar em Castel Gandolfo, o pontífice apareceu na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que tiverem ido recepcioná-lo no local. Ele fez um breve pronunciamento, agradecendo a todos os fiéis e que estará sempre presente na Igreja. Bento XVI foi ovacionado por todos os presentes.

Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito.

Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo