Não existe justificativa para atentados em Paris, diz Papa Francisco
O papa Francisco lamentou os ataques que deixaram 128 mortos na última noite em Paris, dizendo que são mais um fragmento de conflitos ao redor do mundo que começam a equivaler a uma III Guerra Mundial. "Não existe qualquer justificativa para isso", disse o religioso, em entrevista telefônica ao "TV2000".
"Estou comovido e entristecido. Não entendo, mas essas coisas são difíceis de entender. Por isso estou profundamente comovido, entristecido e oro", acrescentou.
Questionado se existe justificativa religiosa, Francisco disse que atitudes não foram humanas. "Por isso expresso minha solidariedade para a toda a França, que tanto estimo".
Em mensagem ao arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, o religioso condenou fortemente a violência, que segundo ele, não pode resolver nada. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, Jorge Mario Bergoglio recebeu com tristeza a notícia dos atentados em Paris.
Em declaração à Rádio Vaticana, ele acrescentou que as autoridades da Santa Sé estão chocados com esta "louca manifestação de violência terrorista. É um ataque contra toda humanidade".
Ao menos 128 pessoas morreram em seis ataques terroristas na capital francesa. O grupo jihadista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) reivindicou a autoria dos atentados.