Nossa Senhora de Loreto velará pelo Aeroporto Romano Fiumicino
ROMA, quinta-feira, 2 de dezembro de 2010. Nossa Senhora de Loreto em breve velará pelo aeroporto romano de Fiumicino-Leonardo da Vinci. Bento XVI abençoou ontem, na sala Paulo VI, durante a audiência geral, uma estátua de bronze da padroeira da aviação civil, de dois metros e meio de altura.
A Virgem com o Menino, em pé sobre o globo sobrevoado por três aeronaves, será colocada no aeroporto em 10 de dezembro, festa de Nossa Senhora do Loreto e 90º aniversário da sua proclamação como padroeira da aviação civil.
O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò, o delegado pontifício para o Santuário de Loreto, Dom Giovanni Tonucci, o bispo de Porto-S. Rufina, Dom Gino Reali Bispo, e o capelão do aeroporto de Roma, Giorgio Rizzieri, apresentaram a figura a Bento XVI.
Segundo a lenda, a Santa Casa de José, Maria e Jesus de Nazaré, lugar da Anunciação, teria sido transportada por anjos da Galileia à Itália, na costa do Adriático, ao sul de Ancona.
A Virgem de Loreto parecia, assim, muito apropriada para se tornar a padroeira de todos os que trabalham na aviação.
Esta decisão foi aprovada oficialmente por um decreto da Congregação Pontifícia para os Sacramentos em 24 de março de 1920.
Os vestígios históricos e arqueológicos indicam que essa casa teria feito primeiramente uma breve estadia na Dalmácia, antes de ser transferida, em 1924, para esta região que então pertencia aos Estados Pontifícios, para garantir uma melhor segurança aos peregrinos.
Em 1632, autorizou-se uma festa local, que se espalhou por toda a Itália, para outras regiões do mundo e às ordens religiosas.
Em 1921, um incêndio destruiu a imagem original da Virgem, mas rapidamente se construiu outra, coroada pelo Papa Pio XI em 1924 e colocada de volta no santuário.
Os trabalhos históricos e arqueológicos, em especial dos alicerces da casa, o tamanho das pedras e a descoberta de um documento que nomeia as pedras da "Santa Casa" de Maria, demonstram que a casa de Loreto é a que antes esteve em Nazaré.( Zenit)