ONGs elogiam encíclica do Papa Francisco sobre ecologia
A esperada encíclica do papa Francisco sobre o meio ambiente finalmente está pronta. Prevista para sair entre o final de maio e o início de junho deste ano, o documento está neste momento sendo traduzido para vários idiomas. No entanto, embora ainda não conheçam seu conteúdo, as principais ONGs internacionais que atuam no setor já elogiaram a iniciativa do Pontífice.
"Que a encíclica e o apelo moral do Papa possam inspirar a visão e ações urgentes dos governos. Esperamos com respeito e estima a encíclica e apreciamos a sua liderança [de Francisco], que tem como objetivo unir todos os povos e nações, instando-os a cuidar da Terra", disse a organização WWF por meio de uma nota.
A entidade ainda afirmou esperar que a crescente atenção da política a temas ambientais se transforme em verdadeiros compromissos. "2015 deve ser o ano das decisões concretas, equilibradas e eficazes, o ano em que se começa a agir", acrescentou a ONG.
Já o Greenpeace agradeceu a Jorge Bergoglio pelas medidas que tem tomado "em defesa do clima global", incluindo a primeira encíclica feita exclusivamente por ele. "Uma das maiores ameaças para o clima na Terra é proveniente da exploração irresponsável do carbono e do petróleo. Os governos mostram pouca sabedoria", declarou o diretor executivo da organização na Itália, Giuseppe Onufrio.
As duas instituições participaram de um seminário sobre meio ambiente convocado pela Pontifícia Academia das Ciências, evento que também teve a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Além de questões ambientais, a encíclica do Papa deve abordar assuntos ligados à fome e à desnutrição. Bergoglio trabalhou durante meses no documento e chegou até a pedir ajuda ao teólogo brasileiro Leonardo Boff, que enviou a Francisco dois pacotes de materiais sobre ecologia