Últimas Notícias

Papa Bento XVI afirma que o “universo não é resultado do caos”, mas uma “complexidade ordenada”

O Papa Bento XVI afirmou no Vaticano que “o universo não é um caos ou o resultado do caos”, mas uma “complexidade ordenada” que manifesta a “unidade”.

A abordagem “interdisciplinar da complexidade” mostra que as ciências “estão interligadas entre si e vocacionadas ao estudo da natureza como uma realidade unificada, inteligível e harmoniosa”, afirmou aos 60 participantes na assembleia plenária da Academia Pontifícia das Ciências, refere a Rádio Vaticano.

Bento XVI sustentou que a ampliação do conhecimento ao longo dos séculos manifesta “a unidade do processo científico” e a “permanente tendência dos cientistas em direção a uma compreensão mais apropriada da verdade da natureza e a uma visão mais inclusiva da mesma”.

“Estou convencido da necessidade urgente de um diálogo e cooperação permanentes entre os mundos da ciência e da fé, para construir uma cultura de respeito pelo homem, pela dignidade humana e pela liberdade, a bem do futuro da nossa família humana e para um desenvolvimento sustentável, a longo prazo, do nosso planeta”, sublinhou.

A Academia Pontifícia das Ciências, fundada em Roma no ano de 1603 com o nome de Academia dos Linces, é composta por 80 investigadores nomeados vitaliciamente pelo papa, a partir da proposta do corpo académico.

De acordo com os estatutos, os candidatos a um lugar na Academia são escolhidos com base na relevância dos seus estudos científicos e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

Os atuais moldes da instituição foram definidos em 1936 pelo Papa Pio XI.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo