Papa Bento XVI vê ligação forte entre a fé cristã e a fraternidade
O papa Bento XVI afirmou que há uma ligação forte entre a fé crista e a fraternidade dos homens ao falar para os membros da Comissão Teológica Internacional, recebidos por ocasião da sexta plenária.
Ele disse que, "embora os conflitos étnicos e religiosos no mundo tornem mais difícil de acolher a singularidade do pensar cristão de Deus e do humanismo que dele é inspirado, os homens podem reconhecer no nome de Jesus Cristo a verdade de Deus Pai".
"A teologia cristã, junto com a vida dos fiéis, deve restituir a feliz e cristalina evidência ao impacto sobre nossa comunidade da revelação trinitária", defendeu o Pontífice.
O Papa ainda afirmou que "a teologia, em fecundo diálogo com a filosófica, pode ajudar os fiéis a tomarem consciência e a testemunharem que o monoteísmo trinitário é a verdadeira fonte da paz, pessoal e universal".
Esse papel da teologia é "hoje mais que necessário para tornar possível uma sinfonia da ciência e para evitar as derivações violentas de uma religiosidade que se opõe à razão e de uma razão que se opõe à religião".
Joseph Raztinger também recebeu os integrantes do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Imigrantes, a quem falou sobre a fuga de cérebros, a função dos estudantes e a difusão de ideologias "fracas", na qual especificamente o Papa destacou a função dos cristãos e para um novo "momento no campo intelectual a fim de encorajar as jovens gerações na procura e na descoberta da verdade sobre o homem e sobre Deus".