Papa Francisco estuda ir a El Salvador para santificar Óscar Romero
O papa Francisco confirmou sua intenção de viajar a El Salvador para assistir à possível canonização do monsenhor Óscar Arnulfo Romero, arcebispo assassinado em 1980 por esquadrões da morte no país latino.
O anúncio foi feito por Gregorio Rosa Chávez, o primeiro cardeal da história de El Salvador, em sua página no Facebook. “Papa Francisco me confirmou esta noite sua intenção de vir ao país para a possível santificação de nosso beato. Darei mais informações nos próximos dias”, disse.
Em seu período como arcebispo de San Salvador, Romero se destacou pela firme defesa da não-violência e por condenar violações dos direitos humanos por parte do governo militar que ficara no poder até 1979.
Por conta disso, acabou entrando na mira de esquadrões da morte, que o assassinaram durante uma missa na capela de um hospital da capital salvadorenha.
O mandante do crime foi Roberto D’Aubuisson, na época líder da Aliança Nacional Republicana (Arena), partido de extrema direita que governou o país durante mais de 20 anos depois da queda do regime militar.
O processo de beatificação do monsenhor como mártir estava parado havia anos, mas foi acelerado por pressão de Francisco.
Romero também era adepto da Teologia da Libertação, corrente que não é aceita pela Igreja Católica.
Ainda não se sabe quando será sua canonização, que precisa ser confirmada pela Congregação para as Causas dos Santos.