Papa Francisco pede esforço mundial para preservação da água
O papa Francisco fez um apelo para que o recurso seja “protegido pelo bem de todos, valorizando também seus significados culturais e religiosos”. Na tradicional audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano, o líder da Igreja Católica pediu um “empenho cojunto de todas as instituições” do mundo para “sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de proteger a água”.
Dirigindo-se aos participantes de uma convenção internacional sobre a água que ocorre em Roma, Francisco agradeceu o “trabalho e o esforço no campo educativo, com propostas para crianças e jovens, para preservar a água”.
O Dia Mundial da Água foi instituído há 25 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um relatório apresentado ontem revelou que 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável no mundo atualmente. Ao todo, 884 milhões de pessoas (uma a cada oito habitantes do mundo) vive sem água segura para beber. Outros 2,6 bilhões não possuem serviço sanitário adequado. Doenças provocadas pela falta de água matam 3,5 milhões de pessoas por ano no mundo.