Artigos/Curiosidades

PEDIDO DA VIRGEM – PELA CATEQUISTA MÔNICA ROMANO

Paramentos Litúrgicos
Não deixa de ser com certa surpresa que eu vejo a notícia de que o Papa Francisco vai consagrar o "mundo" ao Imaculado Coração de Maria.

Um dos mais bem guardados “Segredos” da Santa Fé, sempre foi o famoso “3º Segredo de Fátima”, segredo este, divulgado no ano 2000 pelo então Cardeal Ratzinger, sob o pontificado de João Paulo II.

Na época, muito se especulou sobre a confiabilidade de se ter divulgado o segredo em sua totalidade. Confesso que tenho minhas dúvidas. Há muita coisa que não se encaixa na divulgação e posterior interpretação do segredo.

Há sempre o questionamento do Pedido de Maria Virgem sobre a consagração do mundo ao seu Imaculado Coração, e começo a dar crédito àqueles que sempre diziam que a Consagração feita antes pelos Papas João Paulo II e Bento XVI, não foi feita conforme a vontade de Maria, e agora novamente, o Papa Francisco anuncia uma nova Consagração.

Ora, se foi feita conforme o pedido de Nossa Senhora antes, está sacramentada! Não necessitaria de uma nova consagração; a menos que não tenha sido feita de forma completa como sugeriram muitas pessoas mais bem esclarecidas do que eu.

No ano de 2012, muitas coisas foram divulgadas sobre o segredo, e claro, eu também estudei o caso, afinal trata-se de fé, de crença, e com as várias suposições e teorias sobre o fim dos tempos. O 3º Segredo ganhou um capitulo a parte nesta história.

Ouvi muitas versões, casei os fatos com outros aparecimentos aceitos pela Igreja e dignos de fé, e obviamente que as supostas visitas de Maria a esta terra nos últimos anos; mais de duas mil nas últimas décadas, com avisos sobre conversão deixam qualquer um desnorteado, porém o Magistério apenas confirma e aceita, depois de muitos estudos, as Aparições de Fátima, Lourdes, e a Santa Catarina Labouré, em Paris na França. As aparições em Garabandal , Espanha, e Medjorge, na Iugoslávia, ainda dependem de parecer da Igreja, que demora muito em seus estudos, mas há pareceres favoráveis da Santa Sé sobre estes fenômenos sobrenaturais.

Nos atenhamos a dois destes casos: Fátima, reconhecida pela Igreja como verdadeiro e digno de veneração, portanto, crível, porém não sendo um dogma. O fiel pode acreditar ou não nos fatos, mas a Igreja acredita e incentiva o fiel também a crer, mas não o obriga a crer. E o "La Salette" na França, a Igreja, depois de muitas dúvidas reconhece e aceita, aprovado em Carta Pastoral em 1851.

Em La Salette, nos alpes franceses, em 19 de Setembro de 1846, Nossa Senhora teria aparecido a dois primos, Maximin de 11 anos e Mélanie, de 15 anos. Apenas os dois viram a imagem de Nossa Senhora sentada a beira do caminho, chorando. As crianças se aproximaram dela, ainda sem reconhecer de que se tratava de uma aparição, pois ela trajava roupas comuns às mulheres de seu tempo, e falava no dialeto conhecido pelos dois, o que chamou a atenção de ambos. Foi a forte luz que a envolvia, as flores que ornavam sua cabeça e os pés, que não eram amassados por eles, e de rara beleza, que eles nunca tinham visto antes.

Nossa Senhora queria alertar o mundo sobre os muitos pecados cometidos, e a ira de Deus para com os homens. Os pecados, principalmente os cometidos pelo clero, desagradavam a Deus, e não tardaria, o mundo seria punido por eles.

Nossa Senhora pedira a criação de uma ordem que cuidaria com zelo do sagrado, entre outras coisas a conversão dos pecadores, mas também confiou aos dois profecias, sabia que seus pedidos não seriam facilmente atendidos. Profetizou muitas coisas sobre os fim dos tempos, e suas profecias mais rigorosas, recaiam sobre o clero corrupto e pecador; a previsão de uma queda na fé, o relativismo tantas vezes denunciados pelos Papas mais atuais, entre outras coisas, como as guerras, a fome, principalmente na região do aparecimento, a França.

As profecias diziam muito a respeito da própria Igreja, o alerta era dirigido não aos homens, mas àqueles que deveriam guiá-los, o clero. A denúncia de que a fé seria abolida no fim dos tempos, a denúncia feita  anos antes do aparecimento do espiritismo na França por Allan Kardec, quando em 1846 lançou o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, pregando uma doutrina contrária ao que ensina Jesus Cristo, causando assim o surgimento de outras crenças e doutrinas, um afastamento completo das pessoas da fé verdadeira na redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Profetizou ainda a proliferação das mídias, os desastres naturais, causados pelo mau uso dos recursos , causando terremotos, modificações nas estações, a improdutividade da terra, os crimes cometidos pelo clero, como a riqueza, ganância, briga pelo poder, pedofilia, descaso com a liturgia e má execução dos ritos sagrados, e ainda o aparecimento do anticristo.

A história de Fátima é conhecida pela maioria dos fiéis católicos, desta vez Nossa Senhora , depois de ter aparecido em Paris, a Zoé, depois tendo adotado o nome de Catarina Labouré, em 1830, e a Bernadette em Lourdes em 1858, apareceu a  três primos, Lúcia, Francisco e Jacinta, que viram  a mais célebre aparição de Maria sobre um pequeno arbusto na cova da Iria.

Como o clero, e as pessoas não deram crédito aos pedidos feitos antes em La Salette, e continuaram a vida descontrolada no pecado, Ela novamente vinha fazer o apelo de conversão, novamente as crianças foram o meio de comunicação entre Maria e o mundo.

Como já conhecemos bem a história, gostaria de ir ao ponto central; os segredos. Segundo os relatos e escritos da Irmã Lúcia, a Virgem ditou 3 segredos, sendo o primeiro a visão do inferno e a confirmação de que este lugar existe, e que as almas daqueles que estão fora das graças de Deus, irão para lá condenadas ao fogo eterno.

O segundo foi o pedido da Virgem para que fosse estabelecido no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração e a Consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração, pois este país seria a fonte de todos os erros que seriam espalhados pelo mundo, ou seja, o comunismo e ateísmo; um mundo sem Deus. Isso não foi feito! Os Papas sempre consagram o MUNDO, mas o que é pedido é a consagração da RÚSSIA. Isso é que consiste no erro, ora, mas a Rússia faz parte do mundo. Sim faz, mas isso seria generalizar e não objetivar. Portanto não foi feito e ainda não será, pelo visto.

Junto com este segredo, Nossa Senhora advertiu que se não fosse feito, a guerra que estava em curso na Europa acabaria, e outra pior começaria, e ainda forneceu pistas muito precisas sobre o inicio dela, como a misteriosa luz na Europa, fato raro, auroras boreais são comuns na Antártida, mas não na Europa.

O Terceiro Segredo cabe um capitulo especial, que podemos estudar com mais detalhes no próximo post.

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e  colaboradora do portal Catolicismo Romano.
 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo