Pedra D’Ara – Significado na Igreja Católica na Igreja Católica Apostólica Romana
O altar representa Nosso Senhor Jesus Cristo, pedra fundamental da Igreja. No centro do altar há uma pequena cavidade, onde se coloca uma pedra, comumente de mármore, denominada Pedra d’ara, que encerra dentro de si relíquias de santos mártires, recordando o costume primitivo cristão de celebrar o Santo Sacrifício do Calvário sobre o túmulo dos mártires e suas preciosas relíquias. Elas tem um orifício onde se colocam fragmentos dos ossos de algum santo, depois é lacrada e o bispo passa óleo e a benze.
Quando o altar é consagrado, o bispo passa óleo e vinho, depois coloca grãos de incenso nos cantos e no meio os acende. Isso tem origem na consagração do altar do templo de Salomão.
A Pedra d’Ara também é uma lembrança de quando os ofícios eram testados nos esconderijos das catacumbas sobre os túmulos dos mártires que haviam sido recolhidos.
Durante a Missa, o cálice e a Hóstia devem pousar sobre a pedra d’ara. As toalhas do altar são três, feitas de linho ou de cânhamo, devendo ser bentas pelo Bispo ou por um sacerdote por ele delegado. As toalhas do altar simbolizam os lençóis com que foi amortalhado o Corpo de Jesus.